plantio de trigo da safra 2021/22 no Paraná atingia até segunda-feira (11) 99% da área prevista, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab).

A semeadura do cereal avançou 3 pontos porcentuais em uma semana. Na comparação anual, contudo, a implantação das lavouras está 1 ponto porcentual atrasada.

As lavouras em boa condição de desenvolvimento passaram de 97% para 95% do total, e as em situação média subiram de 3% para 5% no período.

Do cereal já plantado, 77% se encontram em desenvolvimento vegetativo; 16% em floração; 5% em germinação; e 2% em frutificação.

Milho

Quanto ao milho segunda safra 2ª safra (safrinha), a colheita do cereal alcança avançou 10 pontos porcentuais na semana e alcançou 20% da área total semeada no estado.

Nesta mesma época do ano passado apenas 3% do cereal havia sido retirado do campo.

As condições das lavouras do cereal se mantiveram na semana: 72% estão em boa situação; 21% em condição média; e 7% em situação ruim. Das lavouras que ainda não foram colhidas, 75% estão em maturação e 25% em frutificação.

Fonte: Canal Rural