A movimentação de cargas do setor portuário brasileiro cresceu 9,4% durante os seis primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. Segundo o painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados nesta quarta-feira, 11, foram movimentadas no período 591,9 milhões de toneladas de cargas pelos terminais do país.

O painel destaca também o crescimento na movimentação de granel sólido, granel líquido, contêineres e carga geral solta. Para o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, esse avanço é o resultado do trabalho da equipe do governo federal. “Os resultados estão aparecendo e quando a gente vê esse crescimento, tem mais disposição para prosseguir com uma agenda meticulosamente pensada pelo ministro e temos condições de tocar o trabalho”, ressaltou.

O porto que mais se destacou, segundo a Antaq, foi o de Vitória (ES), que registrou crescimento de 30,6% no primeiro semestre e movimentou 3,7 milhões de toneladas de cargas. no mês de julho deste ano, o porto registrou 830 mil toneladas, algo que não se via desde 1965.

Para este segundo semestre a expectativa da agência é que a movimentação portuária brasileira seja de 626 milhões de toneladas. Para 2021, a estimativa é de 1,218 bilhão de toneladas, o que representa um crescimento de 5,5% do setor em relação ao ano passado.

Fonte: Canal Rural