Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a previsão da atual safra de cacau é de aproximadamente 260 mil toneladas. Mas será que o clima de Mata Atlântica de São Paulo é favorável para essa produção? Essa é a dúvida de Tatiana Moreira, produtora rural de São Bernardo do Campo, enviada ao quadro “Pergunta do Produtor” desta semana.

De acordo com José Antonio Alberto da Silva, engenheiro agrônomo da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), “o clima de Mata Atlântica é excelente para fazer o cultivo do cacaueiro”. No entanto, o pesquisador alerta que, antes de tudo, é necessário entrar em contato com os órgãos governamentais para poder fazer sua plantação nestes espaços.

Abaixo, confira boas práticas para ter sucesso no cultivo de cacau:

Sombreamento: na Bahia (estado com maior produção de cacau do Brasil), os agricultores aproveitam as sombras das plantas nativas para proteger os cacaueiros. Para isso, são utilizadas bananeira, seringueira e a pupunha.

Cuidado com as sementes: em São Paulo é proibida por lei a vinda de sementes da Bahia, para evitar a entrada da doença vassoura-de-bruxa aqui no estado. Sendo assim, procure viveiristas de confiança para garantir mudas de qualidade.

Fonte: Cepea