O Ministério da Agricultura liberou o pagamento da garantia-safra da temporada 2019/2020 para quase 200 mil agricultores familiares de oito estados do país. O valor autorizado ultrapassa R $168 milhões e deve beneficiar 197 mil produtores de oito estado, que vão receber o pagamento em parcela única de R$ 850. O garantia-safra é destinado ao sustento básico de agricultores familiares de regiões atingidas por estiagem ou enchentes que provocam perdas nas lavouras.

Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, é fundamental que essas famílias receberem esse auxílio, mas não é suficiente. “Tão importante quanto acolher, é manter um programa que dê o mínimo de estabilidade de renda para um público tão numeroso”, afirma.

Segundo Rosa, seria ideal uma rede de proteção social que ampare agricultores em situações de enchentes ou seca, com casos de perdas iguais ou superiores a 50%. “Deveríamos juntar as duas virtudes: proteger uma camada importante que vive em dificuldade, e dar uma compensação por frustração de safra e, desse modo, evitar o êxodo rural e dar o mínimo de dignidade para esses produtores”, finaliza.

Fonte: Canal Rural