Nessa quarta-feira (09), aconteceu mais uma live da HF Brasil! Desta vez, o bate-papo ao vivo reuniu a equipe de frutas do Hortifruti/Cepea e Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), para realizar um balanço dos embarques brasileiros de hortifrútis em 2020 e as perspectivas para 2021.

Como destacado na edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, as exportações de frutas registraram desempenho positivo neste ano, de um modo geral, mesmo diante das incertezas do mercado e de dificuldades logísticas geradas pela pandemia de covid-19. Segundo Coelho, a adequação dos produtores brasileiros às normas sanitárias, a boa demanda por HFs no período, a preocupação da população em adotar hábitos saudáveis e a valorização do câmbio estão entre os fatores que colaboraram para os bons resultados em 2020.

Na ocasião, as pesquisadoras de frutas do Hortifruti/Cepea Fernanda Geraldini e Marcela Barbieri também abordaram os principais destaques nas exportações deste ano – como os recordes históricos nos embarques de manga, melancia e limões e limas – e as perspectivas para o próximo período, assim como as informações iniciais quanto aos impactos da segunda onda da pandemia (a qual pode atingir principalmente a comercialização por cadeias mais longas).

Fonte: hfbrasil.org.br