NOTÍCIAS AGROSS

Clima ajuda e safra de laranja vai ser 7,76% maior que estimativa de 2015.

O clima ajudou e a safra de laranja vai ser 7,76% maior do que a estimativa feita há um ano pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). Apesar disso, para a indústria, as frutas maiores vão aumentar o custo da produção de suco.

A colheita, que era para ter acabado em janeiro ou fevereiro, se estendeu até abril em Araraquara (SP).
“Essa safra foi atípica. Normalmente são três floradas e neste ano tivemos cinco. Para o produtor é bom porque ele consegue tirar mais caixas no pomar dele, embora ele tenha um custo também relativamente maior de colheita porque ele colhe a primeira, a segunda e a terceira e depois ele tem que fazer o repasse da colheita, para colher a quarta e a quinta florada”, explicou Vinícius Trombin, coordenador de Pesquisa da Estimativa de Safra.

Safra maior
As mudanças climáticas explicam o aumento. Uma seca muito intensa, como a de 2014, seguida por um período de chuvas causa o efeito que aumenta as floradas e também ajuda nas vendas.
“A safra tinha sido estimada em maio do ano passado em 279 milhões de caixas. No fechamento dela, os dados observados no campo mostraram uma safra de 300 milhões de caixas, 7,76% a mais do que tinha sido previsto inicialmente”, afirmou Trombin.
Os dados foram levantados por um novo método de monitoramento da Fundecitrus, que começou a ser usado no ano passado. Através de mapeamentos e amostras retiradas mês a mês em plantações de mais de 300 cidades de São Paulo e Minas Gerais, eles conseguem saber informações como a quantidade de árvores, de frutas por árvore e até mesmo a taxa de perda.

Frutas grandes 
Pela mesma pesquisa, eles também descobrem quantas frutas vão em uma caixa de 41 kg, já que é essa a unidade de medida do setor. Por causa das chuvas do último verão, as laranjas ficaram bem maiores e desse jeito elas ocupam mais espaço na caixa. Isso é bom para os produtores, que conseguem vender mais caixas com menos frutas, mas é ruim para a indústria.
“Uma fruta com muita casca, muita água e poucos sólidos solúveis, que são os açúcares que fazem virar o suco. No fim das contas, a nossa indústria necessitou de 300 caixas para fazer uma tonelada de suco de laranja este ano em comparação a 240 caixas na safra passada. Isso significa um rendimento industrial 25% pior se comparado ao ano passado. Isso aumenta os custos da indústria. Eu preciso de uma quantidade maior de caixas de laranja para produzir a mesma tonelada de suco”, explicou Ibiapaba Netto, diretor executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).

Mercados
No mercado, as frutas grandes ficam misturadas com as outras. “Uma vez eu peguei uma grande, chegando em casa estava tudo seca”, contou o zelador José Inácio.

Mais alguns ela já não se enganam mais. “Gosto de pegar as menores, que têm mais caldo. Se pegar uma menor, vai perceber que ela está mais pesada que uma maior”, disse o servidor público Agnado Aparecido.

[+] ver mais notícias

CARIACICA/ES

0800 725 4533

Ligue grátis

POUSO ALEGRE/MG

0800 035 4533

Ligue grátis

SETE LAGOAS/MG

0800 703 4533

Ligue grátis

RECIFE/PE

0800 281 7655

Ligue grátis

CARAZINHO/RS

0800 595 4533

Ligue grátis

CAMPINAS/SP

0800 055 4533

Ligue grátis

LINS/SP

0800 770 4533

Ligue grátis

Dólar:

Euro: